Quando deparar com um deficiente auditivo ou surdo, seguem algumas orientações para que a comunicação seja fluida e clara:
1. Sempre converse com o DA de frente para ele de modo que possa ler os lábios. Não coloque nada na frente da boca que o atrapalhe visualmente.
2. Ao iniciar a conversa, toque levemente seu braço. Não arremesse objetos para chamá-lo. Se tiver intérprete de LIBRAS, dirija o seu rosto na frente do surdo.
3. Use o tom normal de sua voz ao se comunicar com DA, a não ser que ele solicite para você falar mais alto.
4. Se houver necessidade, escreva bilhetes ou outro recurso que viabilize a comunicação.
5. Pode dizer os verbos: Escutar, ouvir
6. Se não entendeu o que o DA ou surdo falou, não tenha vergonha em solicitá-lo a repetir.
7. Tenha paciência e concentração.
8. Tenha muita tolerância em repetir o que o deficiente auditivo não entendeu. (Já li muitos rostos que as pessoas ficam cheias em repetir, apenas bufando ou rosto irritado. É uma falta de educação, afinal ninguém é perfeito).
9. Se o deficiente auditivo consegue se comunicar por telefone, (pois usa aparelho auditivo que é um amplificador de som, o qual consegue captar ruídos de fundo), procure falar com ele pausadamente e com clareza, inclusive LONGE de ruídos externos que atrapalham a conversação. Caso não houve sucesso, mande e-mail ou torpedo para finalizar a comunicação.
8. Tenha muita tolerância em repetir o que o deficiente auditivo não entendeu. (Já li muitos rostos que as pessoas ficam cheias em repetir, apenas bufando ou rosto irritado. É uma falta de educação, afinal ninguém é perfeito).
9. Se o deficiente auditivo consegue se comunicar por telefone, (pois usa aparelho auditivo que é um amplificador de som, o qual consegue captar ruídos de fundo), procure falar com ele pausadamente e com clareza, inclusive LONGE de ruídos externos que atrapalham a conversação. Caso não houve sucesso, mande e-mail ou torpedo para finalizar a comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário