A deficiência auditiva pode ser congênita (de nascença) ou adquirida. Ver artigo: "O que é deficiência auditiva?". Como eu sei qual tipo de surdez que uma pessoa tem? Quem vai dizer o tipo de perda é o médico otorrinolaringologista que vai analisar por meio de exames.
São 3 tipos de surdez: Condutiva, Neurosensorial e Mista.
A surdez condutiva vai da orelha externa até a média, as causas são variadas: perfuração no tímpano, perda das células ciliadas por excesso de ruído, entre outros. Esse tipo de surdez tem possibilidades de reversão com transplantes de tímpano, implantes cocleares (para algumas pessoas tem sucesso), este último recurso para a recuperação da audição, segundo os médicos é colocado no pior ouvido, custa no mínimo, nos tempos atuais, R$ 100.000,00 e nenhum plano de saúde tem essa cobertura (está em aprovação).
Já a neurosensorial vai deste o nervo auditivo até o cérebro (orelha interna), onde os sons são transduzidos e decodificados. Causas: lesões ao nascer (rubéola da mãe), alcoolismo, drogas ototóxicas, etc. Esse tipo de surdez é irreversível uma vez que não existe cura.
A mista é combinação da condutiva e da neurosensorial que possuem as características acima citadas.
Segue a ilustração para conhecer ou relembrar o que estudou sobre o seu ouvido:
Vamos cuidar de nossa audição para o bem estar bio-psico-social?
Nenhum comentário:
Postar um comentário