A figura abaixo mostra os limiares auditivos que podem prejudicar a audição quando for acima de 70 dB, fiquem atentos e se previnam protegendo seus ouvidos evitando a perda de audição em curto ou longo prazo.
Acima de 90 decibéis, a audição é afetada, porém, segundo o otorrinolaringologista e pesquisador da USP, Yotaka Fukuda, a partir dos 70 decibéis as pessoas começam a sentir problemas causados por "desconforto psicológico". Com 80dB, os batimentos cardíacos aceleram e a pressão arterial aumenta, assim como o nível de adrenalina no sangue.
Como o nosso organismo tem limite de resistência, a partir do qual iniciam os problemas, no entanto, a exposição auditiva a ruídos elevados por longas horas, as células sensoriais degeneram e morrem. Fonte: OESP, 18/02/2001.
Também vale aos deficientes auditivos que devem se cuidar para evitar o aumento da perda auditiva. Conheci um rapaz que é deficiente auditivo de grau moderado e ele tinha me mostrado duas audiometrias realizadas com o intervalo de dois anos, notei que tinha perdido um pouco a audição com uma diferença significativa em algumas frequências. Sabia que ele era de Salvador e perguntei, intuitivamente, se seguiu algum carro alegórico durante o carnaval, respondeu que sim. Mostrei a ele o quanto que poderia preservado a audição caso não tivesse exposto a ruídos altos. Com certeza, ele se concientizou e acredito que esteja minimizando a sua exposição a ruidos que pudessem causar danos irreversíveis em curto ou longo prazo.
Vamos preservar a nossa audição e viver a vida com alegria?
Nenhum comentário:
Postar um comentário