Bem vindos!

Com a crescente divulgação sobre a acessibilidade de pessoas com deficiência, observa-se que não está clara a definição daquelas com deficiência auditiva. Aparentemente, está no inconsciente coletivo que todo surdo/deficiente auditivo comunica-se apenas por libras (Lingua brasileira de sinais), o que não é verdade. Surgiu a necessidade da criação desse blog para esclarecer sobre essa minoria "esquecida": os deficientes auditivos oralizados.
Nesse blog, vocês estarão desfrutando as informações sobre vários assuntos relacionados a deficiência auditiva, seja em artigos, comentários entre outros.
Convido vocês, ouvintes e deficientes auditivos, desfrutem das informações aqui postadas para seu enriquecimento social e profissional. Vocês encontrarão espaço para os comentários e perguntas, gostaríamos de contar com a sua participação voluntária, visando a troca de informações e conhecimentos, buscando uma melhor qualidade de vida.
As informações coletadas são importantes para desmitificar a sociedade em relação as pessoas com deficiência auditiva (DA), que aparentemente, tem o prejuízo de sua inclusão social, em função da comunicação, que é importante para as relações interpessoais e intrapessoais.
Levanta-se uma hipótese que a maioria dos indivíduos considera todos os deficientes auditivos iguais, ou seja, generaliza que todos os DA's “não entendem” o que está sendo verbalizado ou escrito, sem mencionar da falta de paciência, palavra, aparentemente, inexistente no vocabulário dos tempos atuais para com esse público.
A qualidade de comunicação entre a sociedade e as pessoas com deficiência auditiva é de suma importância visando a inserção e interação das pessoas com deficiência auditiva no contexto social.
“As únicas limitações reais que as crianças tem são aquelas que lhes são impostas. Assim, as limitações são criadas mais pela família e pela sociedade do que a própria deficiência”. (BUSCAGLIA, 2002). – É o que as pessoas com deficiência auditiva presenciam e sentem no dia a dia, seja com os familiares e com a sociedade. A maioria deles usa os recursos da leitura labial, aprendida e aperfeiçoada no decorrer dos anos e da leitura facial que identificam e codificam os sentimentos e as emoções dos indivíduos, sejam elas positivas ou
negativas, os quais promovem a interação social.
Boa leitura!

20 fevereiro, 2012

Cuidados com aparelho auditivo

Quem usa aparelho auditivo, requer tratá-los com muito carinho e ele é o tesouro, um investimento de longo prazo, que você tem para a interação social, laboral, familiar, afetiva, etc. Veja aqui as dicas para cuida-lo:
  • Toda vez que não usar os aparelhos auditivos, coloque-o, sem as pilhas, dentro de um pote desumidificador (podem ser encontrados em empresas especializadas em vendas de aparelhos auditivos e acessórios), para tirar toda a umidade que tem dentro do aparelho que causa danos aos circuitos internos comprometendo a audição;
  • Nunca coloque o aparelho auditivo ou entre com ele no chuveiro, mar ou piscina. A água e o vapor danificam-no, guarde-o em uma caixa apropriada;
  • Troque o tubo do aparelho auditivo a cada 2 ou 3 meses, ou quando você perceber que está duro e que não esteja ouvindo bem. Nos meses de verão, troque 1 vez ao mês;
  • Faça uma revisão a cada 4 meses para deixar ele em ótimas condições de uso (verifique na rede autorizada de aparelhos auditivo o valor da manutenção e a condição de pagamento, quantos dias deverá ficar sem o aparelho para que você possa programar sem afetar o seu estilo de vida);
  • Caso você é responsável pela limpeza da casa, melhor ficar sem aparelho auditivo, porque o suor pode danificá-lo. Guarde-o em uma caixa apropriada para esse fim.
  • Não coloque o aparelho, quando for tomar banho, dentro do banheiro, porque o vapor da água pode danificar o aparelho, comprometendo o funcionamento.
  • Já ouvi casos de pessoas que colocam o aparelho no forno de microondas para secar o aparelho, no entanto, em HIPÓTESE NENHUMA ponha no referido eletrodoméstico que poderá danificar o aparelho auditivo assim como poderá explodir, causando danos materiais e físicos (caso tiver alguém perto);
  • Ao fazer exame de ressonância magnética, tomografia computorizada ou raio-x, desligue seu aparelho auditivo para evitar os danos nos circuitos internos do mesmo.
Seguindo os conselhos, você estará aumentando a vida útil do aparelho auditivo, assim como vai escutar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário